Como escolher o óleo para o motor de seu carro?

Escolher o lubrificante correto para seu veículo é necessário saber antes quais são as outras funções deste importante aliado na conservação e funcionamento do seu motor. A  função é garantir a lubrificação, limpeza e desempenho do motor, prevenindo a corrosão e acúmulos de sujeira. Contudo, há diferentes tipos de óleos para cada tipo de motor. POr isso, aqui na Local do Óleo, sempre seguimos as orientações do manual do veículo.

Nossa parceira  Total Lubrificantes explica um pouco dessas características:

VISCOSIDADE

Apesar de existir uma enorme diversidade de óleos lubrificantes no mercado, todos eles obedecem a uma classificação estabelecida pela SAE – Sociedade dos Engenheiros Automotivos. O principal critério analisado pela SAE é em relação à viscosidade do óleo, que é uma importante propriedade dos fluidos responsável pela resistência ao escoamento.

Quanto mais grosso (mais viscoso) ele for, mais dificuldade ele terá de escorrer, em contra partida, pode oferecer maior proteção, principalmente em altas temperaturas, oque vai também depender do tipo do óleo básico Os níveis de viscosidade variam, de acordo com a temperatura, ou seja, não são constantes.

A SAE classifica os óleos em siglas que facilitam a identificação da viscosidade dos óleos lubrificantes. Como, por exemplo, 5W30, o primeiro número indica a viscosidade do óleo a frio. A letra “W” vem da palavra inglesa winter “inverno”.  O segundo número por sua vez representa a viscosidade, quando o motor já está aquecido.

Daí a importância de sempre colocar o óleo recomendado pela montadora. São anos de testes para a identificação de qual será a melhor opção para seu motor.

ÓLEOS MINERAIS, SINTÉTICOS E SEMISSINTÉTICOS

As principais características do óleo mineral são:

  • Preço mais acesível
  • Atender às exigências mínimas dos veículos mais antigos;
  • Menor intervalo de troca

Já os óleos semissintéticos e sintéticos, são obtidos através de reações químicas, havendo um maior controle de produção e qualidade, já que estes são mais puros do que os óleos minerais. Por sua vasta gama de características fisioquímicas, os óleos sintéticos são mais abrangentes, atendendo a diversos tipos de motores.

As principais características dos óleos semi e sintéticos são:

  • Maior intervalo de troca
  • Menor teor de enxofre
  • Menor formação de borra
  • Maiorresistência ao envelhecimento (oxidação)
  • Maior estabilidade em altas temperaturasVenha trocar o Óleo com a gente e tenha a garantia de sempre ter o produto certo para cada carro e cada motor:

    Estamos na rua Rua Araci Vaz Callado, 633 – Canto, Florianópolis/SC
    Mais informações: (48) 3206-4800 – (48) 98429-4800 (WhatsApp)
    Ou clique aqui: https://goo.gl/HDFXm2

    PAra reservar um horário (sem custo adicional), clique na aba “Agende seu atendimento”

    Fonte: Total Lubrificantes

Como escolher o óleo para o motor de seu carro?
PREVIOUS POST
Como escolher o óleo para o motor de seu carro?
NEXT POST

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *